Muitos clientes não têm a certeza se o que têm é uma praga de corvos, gralhas-calvas, gralhas-pretas, gralhas-de-nuca-cinzenta … já que todas estas aves são corvídeos de plumagem completamente negra, que podem ser facilmente confundidos.
Neste artigo, vamos explicar as características fundamentais destes corvídeos e como os diferenciar.
Praga de Corvos
O corvo (Corvus Corax, Raven -em inglês-) é fácil de identificar porque é maior o corvídeo. Os corvos são muito maiores do que as gralha-calvas, gralhas ou gralha-pretas. O seu tamanho é muito semelhante ao de um abutre. Um corvo costuma medir de 56 a 78 centímetros e pesar de 0,5 a 1,5 kg. A sua plumagem é negra, a cauda termina em forma de diamante, e o seu bico robusto está ligeiramente curvado para baixo.
O corvo é omnívoro. Alimenta-se de insetos, carniça, cereais, fruta, restos de comida ou pequenos animais.
Praga de Gralhas-Calvas
A gralha-calva (Corvus Frugilegus, Rook -em inglês-) é de tamanho mais pequeno do que o corvo, mas de um tamanho muito semelhante ao das gralha-pretas. De modo que, às vezes, é possível confundir as gralha-calvas com as gralha-pretas. A melhor forma de saber se se trata de uma praga de gralhas-calvas ou de uma praga de gralhas-pretas é ver a cor do bico: as gralhas-calvas têm um bico acinzentado mais claro do que as gralhas-pretas e na forma da parte superior da cabeça: que é mais pontiaguda nas gralhas-calvas do que nas gralhas-pretas. Estas são as duas características mais importantes que devemos observar (a cor do bico e a forma da parte superior da cabeça) para saber se é uma praga de gralhas-calvas ou uma praga de gralhas-pretas.
Praga de Gralhas-Pretas
A gralha-preta (Corvus Corone, Crow -em inglês-) tem plumagem negra, bico negro, cauda quadrada e grasnido rouco, que geralmente repete três vezes. A gralha-preta distingue-se do corvo por ser de um tamanho bastante mais pequeno. Além disso, as pragas de corvos têm populações mais numerosas. A gralha-preta distingue-se da gralha-calva por ter um bico negro mais escuro do que o das gralha-calvas.
As gralha-pretas são pássaros necrófagos, mas também comem insetos, minhocas, anfíbios, pequenos mamíferos…
Praga de Gralhas-de-Nuca-Cinzenta
A gralha-de-nuca-cinzenta (Corvus Monedula ou Coleus Monedula, Jackdaw -em inglês-) é o corvídeo mais pequeno de todos. Costuma medir de 35 a 40 cm de comprimento. A sua plumagem é negra, como os restantes corvídeos mas a sua nuca é cinzenta. As gralhas-de-nuca-cinzenta são facilmente identificadas porque os seus olhos têm íris brancas. Têm um bico curto e grosso e o seu voo é rápido.
A gralha-de-nuca-cinzenta é omnívora. Alimenta-se de invertebrados, matérias vegetais, bem como dos restos de alimentos que encontram nas cidades.
Resumindo: como diferenciar entre Corvos, Gralha-Calvas, Gralha-Pretas, Gralhas-de-Nuca-Cinzenta
A seguinte tabela mostra os traços diferenciadores mais característicos para diferenciar entre corvos, gralhas-calvas, gralhas-pretas e gralhas-de-nuca-cinzenta.
Nome Científico | Em Inglês | Tamanho | Traço diferencial mais importante | |
Corvo | Corvus Corax | Raven | 56-78 cm | O corvídeo maior |
Gralha-calva | Corvus Frugilegus | Rook | 45-47 cm | Bico mais claro do que a gralha-preta Parte superior da cabeça mais pontiaguda |
Gralha-preta | Corvus Corone | Crow | 44-51 cm | Mais pequeno do que o corvo Bico mais escuro do que a gralha-calva |
Gralha-de-nuca-cinzenta | Corvus / Coleus Monedula | Jackdaw | 34-39 cm | O corvídeo mais pequeno Olhos com íris branca |
Resumindo:
- Se virmos uma praga de corvídeos de plumagem negra e olhos brancos: são gralhas-de-nuca-cinzenta
- Se são de tamanho grande, semelhantes ao de um abutre: é uma praga de corvos.
- Se o seu tamanho for médio e o seu bico acinzentado: estamos perante uma praga de gralhas-calvas
- Pelo contrário, se o seu tamanho for médio e o seu bico escuro: temos uma praga de gralha-pretas
Como Afugentar Pragas de Corvos, Gralhas-Calvas, Gralhas-Pretas, Gralhas-de-Nuca-Cinzenta
Para afugentar as pragas de corvídeos, aBirdGard Iberia recomenda os repelentes por sons. Estes repelentes emitem pedidos de ajuda dos próprios corvídeos a afastar, em conjunto com sons de predadores.
Apelando ao seu instinto natural de proteção, quando estes corvídeos ouvem os pedidos de ajuda dos outros da mesma espécie avisando-os de que existe um perigo, imediatamente levantam voo e abandonam a zona.
Por isso, é muito importante que os repelentes por sons estejam configurados com um chip de som específico para as espécies de corvídeos que temos de afugentar. A BirdGard Iberia possui um extenso catálogo de centenas de chips de som. Os mais utilizados para afugentar estas espécies de corvídeos são:
- Chip #49 para afugentar pragas de corvos e gralhas-calvas
- Chip #171 para afugentar pragas de gralhas-pretas e gralhas-calvas
- Chip #815 específico para afugentar pragas de gralhas-calvas.
- Chip #663 para afugentar pragas de gralhas-pretas, gralhas-calvas e gralhas-de-nuca-cinzenta
Existem também diferentes modelos destes repelentes de corvídeos, dependendo da área de abrangência necessária:
- O modelo mais pequeno, o repelente “Bird Gard Pro” cobre 0,6 hectares
- O repelente de corvídeos “Bird Gard Pro Plus”: 1,2 hectares
- O “Bird Gard Super Pro”: 2,4 hectares
- E, por último, o repelente de corvídeos mais potente é o “Bird Gard Super Pro Amp”: com até 12 hectares de cobertura
Casos de sucesso – Pragas de Corvídeos
Estes repelentes por sons são muito eficazes para afugentar corvos, como demonstram as seguintes referências de clientes:
- Floren, criador de gado em Udabe (Navarra), explica como consegue proteger o milho dos corvídeos. Floren possui 23 hectares de milho, que dedica a alimentar o gado
- Mamen Sánchez, da empresa Aislamientos Industriales, explica como conseguiram livrar-se dos corvos, graças ao repelente por sons da BirdGard Iberia
- Este artigo explica como afugentar corvos. Em concreto, como afastar os corvos dos campos de milho, onde causam mais problemas…
- A multinacional Filstone Comercio de Rochas explica como conseguiram eliminar a presença de corvos na sua pedreira de aproximadamente 40 hectares de Casal Farto, graças aos repelentes bioacústicos Bird Gard Super Pro Amp.
Se precisa proteger a sua plantação, instalação industrial, aterro sanitário… de uma praga de corvídeos, quer sejam corvos, gralhas-calvas, gralhas-pretas ou gralhas-de-nuca-cinzenta, não hesite em entrar em contacto com a BirdGard Iberia. Um dos seus especialistas irá aconselhá-lo/a de forma gratuita e sem compromisso, sobre a solução mais adequada para o seu caso.