Neste artigo, vamos falar sobre como eliminar vespas, e também como funciona a armadilha para vespas.
Também vamos aprender um pouco mais sobre estes insetos para assim descobrir como eliminar as vespas este verão. Em particular, vamos descobrir:
- Quais são os tipos de vespas mais frequentes em Portugal
- Quais são os problemas provocados pelas vespas
- Onde é que as vespas fazem os seus ninhos
- O que comem as vespas
- Como eliminar as vespas. Como funciona a armadilha para vespas
- Em que época do ano se deve pôr a armadilha para vespas
- O que atrai as vespas. O que posso pôr como mistura para caçar vespas
- Onde devo pôr a armadilha para vespas
- Como fazer se quero capturar vespas, mas não abelhas
- Manutenção da armadilha para vespas
- Onde posso conseguir a armadilha para vespas
Quais são os Tipos de Vespas mais frequentes em Portugal?
Há muitos tipos de vespas. Mas, fundamentalmente as vespas que encontramos em Portugal são: a vespa comum, e a vespa asiática. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas:
- A vespa comum é, tal como o nome indica, a que provavelmente nos vem à cabeça primeiro quando pensamos na imagem de uma vespa, com manchas amarelas
- A vespa asiática, também conhecida como vespa assassina, ou vespa velutina é uma espécie de vespa procedente da Ásia que chegou desde França em 2010.
- A vespa asiática introduziu-se no País Basco e agora está muito presente em toda a região mediterrânea.
- Caracteriza-se porque ter o tórax e o abdómen pretos, exceto o quarto segmento abdominal, que é amarelo
- A vespa asiática é uma espécie invasora. Ao não ter predadores naturais, a sua população cresce a um ritmo muito rápido. Trata-se da vespa mais agressiva que ataca muitos outros insetos benéficos.
Quais são os problemas provocados pelas Vespas?
O principal problema são as picadas de vespa. As vespas fincam o ferrão e injetam veneno. Ao contrário das abelhas, que só podem picar uma vez porque morrem; as vespas podem picar várias vezes. Também é comum que piquem várias vespas ao mesmo tempo, não apenas uma. As picadas de vespas são muito dolorosas e algumas pessoas são alérgicas às picadas de vespa, o que piora bastante o problema.
É por isto que o ser humano tem um instinto natural contra estes insetos. Se há vespas a rodear a zona é quase impossível desfrutar de uma refeição ao ar livre, de um momento tranquilo na piscina, ficamos com medo que as nossas crianças saiam para brincar na rua…
No caso da vespa asiática, os problemas que causam não são apenas as picadas. Como já comentámos anteriormente, a vespa asiática é uma espécie invasora. Alimenta-se de outros insetos. Principalmente das abelhas. Estas são o seu alimento preferido. A abelha faz um trabalho fundamental no nosso ecossistema, polinizando as plantas. A vespa asiática está a causar bastantes estragos a muitos apicultores, que veem dizimadas as suas colmeias de abelhas por causa desta espécie invasora.
Nota: Se quer saber mais sobre outros desafios que os nossos apicultores têm de enfrentar, recomendamos que leia o artigo: “Como Afugentar Abelharucos”
Onde é que as vespas fazem os seus ninhos?
Normalmente, a vespa comum constrói o seu ninho, o vespeiro, debaixo da terra, em troncos de árvores cortadas, em casas vazias… Nos vespeiros costumam viver populações de 20.000 – 25.000 vespas.
No entanto, a vespa asiática, ou vespa velutina, faz os seus ninhos em altura. Os vespeiros da vespa velutina parecem grandes bolas de papel penduradas das árvores ou em edifícios altos.
O que comem as vespas?
As vespas têm claramente uma preferência alimentar pelo doce: néctar de flores, e outros alimentos doces. Também procuram material proteico, que normalmente conseguem ao ingerir outros insetos.
É muito importante entender os seus hábitos no momento de fabricar o isco para a armadilha das vespas, como a seguir vamos ver.
Como eliminar as vespas? Como funciona a armadilha para vespas?
Alguns conselhos sobre como eliminar as vespas:
- Não deixe restos de comida na varanda, jardim, piscina…
- Utilize caixotes de lixo com tampa. Feche bem os sacos de lixo
- Não deixe o lixo ao sol, nem perto de portas ou janelas para evitar que as vespas entrem no interior do alojamento
- Pendure armadilhas para vespas com isco para vespas que as atraia. As armadilhas para vespas são muito eficazes para reduzir o número de vespas na zona: jardim, varanda, piscina…. Podemos eliminar centenas de vespas com apenas uma armadilha
- Depois de vários dias, quando as armadilhas para vespas estiverem cheias, esvazie as armadilhas para as limpar, volte a pôr isco para vespas e repita a operação
- Se encontrar um vespeiro na sua propriedade, mantenha a distância de segurança e entre em contacto com um especialista para o eliminar
A BirdGard Iberia recomenda uma armadilha para vespas muito económica que dá resultados fantásticos. É possível eliminar centenas de vespas com apenas uma armadilha:
- Trata-se de um recipiente de plástico não muito grande (de 13 cm de diâmetro por 15 cm de altura) que deve ser pendurado numa árvore ou num postre ou em qualquer lugar da nossa varanda, terraço, jardim….
- Esta armadilha para vespas é amarela (cor, que parece contribuir para atrair as vespas para a armadilha)
- Tem seis orifícios distribuídos em todas as direções. Estes orifícios têm forma de funil, o que permite que as vespas entrem com facilidade para a armadilha. Depois de entrarem, é muito difícil que voltem a sair
- Dentro da armadilha para vespas é colocado um isco para vespas, depois a tampa é fechada e a armadilha pendurada
- As vespas serão atraídas pelo isco para vespas, entrarão pelos orifícios, e ficarão presas sem poder sair
Deixamos-vos aqui um vídeo, para que podam ver como funciona esta armadilha para vespas:
Em que época do ano se deve pôr a armadilha para vespas?
Todos sabemos que há mais vespas durante o verão. Portanto, parece óbvio pensar que é conveniente colocar a armadilha para vespas na época do verão. Apesar disto ser verdade, vamos ver que a primavera é o momento para começar a colocar as armadilhas para vespas. Vamos descobrir mais um pouco sobre o ciclo de vida das vespas e como se produzem as colónias de vespas para entender o porquê:
Uma colónia de vespas é formada principalmente pela vespa rainha e por milhares de vespas operárias. A vespa rainha é a única com capacidade reprodutora.
Apenas as vespas rainhas sobrevivem do inverno até à primavera. Na primavera, com a chegada do bom tempo e a subida da temperatura, a rainha fica ativa, começa a pôr ovos e a fazer os ninhos e sai à procura de alimento para si e para cuidar da sua colónia. As vespas operárias surgem no início do verão e são as responsáveis por alimentar a rainha. No verão, a rainha apenas se preocupa em aumentar o vespeiro.
Portanto, se colocarmos as armadilhas para vespas na primavera (março, abril, maio, junho), podemos conseguir apanhar as rainhas e evitar que estas façam os seus ninhos, o que implicaria que um exército de cerca de 20.000 – 25.000 vespas operárias se instalassem na zona.
Por isso, se noutros verões já teve vespas no exterior da sua casa, piscina, jardim… então não espere por voltar a ter o mesmo problema. Coloque a sua armadilha para vespas na primavera para tentar travar a sua expansão.
O que atrai as vespas? O que posso pôr como mistura para caçar vespas?
Deixamos-vos aqui alguns conselhos de iscos caseiros para vespas, que podem fabricar e pôr na armadilha para vespas, para atrair as vespas. Até lhes dêmos um nome!
- Isco para Vespas “Anti-Vespas Deluxe”:
- Duas partes de vinho branco
- Duas partes de cerveja preta / torrada
- Uma parte de sumo de frutas (mirtilos, laranjas, ananás…) ou uma colher de mel
- Isco para Vespas “Anti-Vespas Teen”
- Bebida de cola
- Açúcar
- Isco para Vespas “Anti-Vespas Carnivore”
- Água
- Cerveja
- Açúcar
- Carne: pedaço de frango, ponta de chouriço…
Onde devo pôr a armadilha para vespas?
Ao colocar a armadilha para vespas, recomendamos:
- Pendurá-la a cerca de 1,5 metros de altura. É melhor não a apoiar ao nível do chão
- Na medida do possível, colocá-la longe da zona onde as pessoas vão estar a comer, a brincar, a descansar…
- Se possível, pendurá-la ao lado de árvores, plantas
Como fazer se quero capturar vespas, mas não abelhas?
Ao usar os iscos para vespas anteriormente mencionados, podem cair na armadilha muitos tipos de insetos, alguns não prejudiciais e pouco agressivos, como é o caso das abelhas. Para evitar que estas caiam na Armadilha para Vespas, podemos embeber os orifícios com vinagre. As abelhas são repelidas pelo cheiro do vinagre, mas não as vespas.
Como devo fazer a manutenção da armadilha para vespas?
A manutenção da armadilha para vespas é muito simples e esta irá durar muitas temporadas:
- Esvaziar a armadilha para vespas, quando houver muitas vespas na armadilha
- Limpar a armadilha como limparia qualquer outro recipiente de plástico
- Voltar a pôr a mistura que utiliza como isco para as vespas
- Pôr a tampa e voltar a pendurá-la
Onde posso conseguir esta armadilha para Vespas?
Esta armadilha para vespas está disponível na loja on-line da BirdGard Iberia. Apenas tem de adicionar o produto à cesta de compras e seguir o processo de pagamento. A entrega é muito rápida. Receberá a sua armadilha para vespas no seu domicílio em um ou dois dias.