Como-afastar-os-corvos-Mamen-Sanchez

Como afastar os corvos? – Mamen Sánchez partilha a sua experiência

Neste artigo, Mamen Sánchez, da empresa Isolamentos Industriais Benito Sánchez, explica como conseguiram afastar os corvos que entravam no armazém que a empresa possui num parque industrial próximo a Zaragoza.

Temos uma empresa de Venda de Isolamento para Construção em Zaragoza

A nossa empresa encontra-se situada num parque industrial, que está praticamente no meio de uma zona rural, nos arredores de Zaragoza.

Esta primavera, durante os meses de março e abril, muitos corvos sobrevoaram a zona. Sempre houve corvos por aqui, mas este ano foi um pouco exagerado.

Tivemos um grande problema com os corvos, que entravam no armazém e sujavam tudo

Como podem ver na imagem, a nossa empresa possui duas portas laterais num dos lados da fachada. São portões grandes, com aproximadamente 4 metros de comprimento por 4 metros de largura, que utilizamos para carregar e descarregar material.

afugentar-os-corvos-armazem

De repente, num dia de março, alguns corvos entraram sorrateiramente no armazém por um dos portões que mantemos sempre abertos. Naquele dia, conseguimos espantar os corvos e tirá-los do edifício. Naquele momento, não demos muita atenção ao assunto. Pensámos que seria algo pontual e que tudo ficaria por aí.

No entanto, os corvos começaram a habituar-se a entrar no armazém. De facto, a partir daquele dia, os corvos entravam constantemente e permaneciam no fundo do armazém, como se estivessem escondidos. Era um problema constante com os corvos. Todas as manhãs, mal abríamos as portas, entravam logo alguns corvos.

espantar-corvos-armazem

Observámos que os corvos não pousavam em nenhuma árvore ou edifício próximo à espera de entrar, mas que entravam sempre no armazém diretamente a voar quando estavam a sobrevoar a zona.

Também verificamos que os corvos não entravam noutros armazéns da zona. Os restantes armazéns do polígono, devido ao tipo de atividade que desenvolvem, não possuem portões de carga que têm de ficar abertos, como é o nosso caso.

O problema com os corvos estava a piorar. Os corvos eram de um tamanho colossal, com uma envergadura de mais de 1 metro. Eles esvoaçaram à volta do armazém e deixavam tudo muito sujo. Além disso, danificavam o nosso equipamento. E a imagem que passávamos aos clientes que vinham carregar ao armazém, com os corvos a sujar tudo, não era muito profissional.

Começámos a pesquisar sobre o que fazer para afugentar os corvos

como-afastar-os-corvos

Perante este problema, comecei a pesquisar na Internet o que fazer para afugentar os corvos.

A primeira coisa que lês sobre como prevenir os corvos é que deves evitar deixar alimentos que possam atrair os corvos, que deves fechar os sacos do lixo e guardá-los em recipientes tapados … Mas nós não tínhamos nada disso. A nossa empresa vende material de isolamento para construção e não temos alimentos que pudessem atrair corvos.

Por isso, ficámos a pensar se eles teriam feito algum ninho no fundo do armazém. Mas verificámos tudo muito bem e não havia nenhum ninho.

Truques que não funcionaram para afugentar os corvos

Nós tentámos de tudo para afugentar os corvos: elementos reflexivos, repelentes químicos … até um dos colaboradores do armazém vinha com a espingarda de pressão de ar e disparava para o ar antes de abrir as portas. E é verdade que, naquele momento, os corvos assustavam-se e iam-se embora. Mas logo que podiam entravam novamente. E tínhamos outra vez de os assustar até conseguirmos que saíssem. Mas se nos distraíamos, lá estavam eles novamente dentro do armazém.

Eles também estavam a observar-nos, à espera que nos distraíssemos, para entrar novamente. É verdade o que dizem que são pássaros muito inteligentes. E assim estávamos o dia todo. Era exaustivo. Realmente tentámos de tudo para os assustar, mas não havia maneira.

Inclusive telefonei para algumas empresas da zona que se dedicam ao Controlo de Pragas. Todos disseram que, se tínhamos as portas abertas, não havia nada a fazer… Nem vieram ver. Diziam-nos que a única solução era fechar as portas ou instalar redes para impedir a entrada dos corvos. Mas isso era totalmente inviável no nosso caso. Os nossos clientes estão continuamente a entrar pelas portas para carregar material. E nós também estamos continuamente a entrar e a sair. As portas têm de permanecer sempre abertas. Só podemos fechá-las quando voltamos para casa. O que nos propuseram sobre as redes, no nosso caso, não funcionou.

Estávamos realmente desesperados com os corvos. O meu pai estava a ficar doente, porque não sabíamos mais o que fazer.

Finalmente encontrámos o melhor método para afugentar os corvos

repelente-de-corvos-por-som-Bird-Gard-Pro-49

Um dia, continuando na minha pesquisa por soluções para afastar os corvos, encontrei a BirdGard Iberia.

Parecia uma solução profissional para afastar os corvos, e decidi telefonar.

Expliquei-lhes o problema que tínhamos com os corvos e eles recomendaram que eu instalasse um repelente de corvos por som. Especificamente, devido às dimensões do nosso armazém, que tem 4000 m2, recomendaram o modelo BirdGard Pro #49. Confirmei com o meu pai e no final decidimos tentar.

Poucos dias depois, fizemos o pedido e rapidamente recebemos o repelente. Um dos colaboradores do armazém instalou-o dentro do armazém, no fundo, onde os corvos entravam sorrateiramente e se escondiam todos os dias. Ele posicionou-o num ponto alto, com a coluna apontada para as portas da frente. E ligou-o a uma bateria porque naquele ponto do armazém não temos nenhum acesso fácil a uma tomada.

Com o repelente BirdGard os corvos nunca mais voltaram!

Todos os dias, quando chegava de manhã e abria as portas da frente, o colaborador do armazém ligava o repelente de corvos.

Nos primeiros dias, os corvos continuaram a chegar. Mas assim que o repelente começava a emitir os sons, os corvos ficavam com medo e saiam sozinhos.

E assim estivemos cerca de um mês.

Ligávamos o repelente de corvos todas as manhãs. O equipamento emitia sons algumas vezes ao longo do dia, até à hora de saída.

Cerca de um mês depois do repelente para corvos BirdGard Pro #49 ter sido instalado, os corvos pararam de entrar.

E nunca mais voltaram a entrar. Continuam a voar sobre o polígono, sempre o fizeram, mas não nos incomodam mais. Já não entram no armazém.

Depois de algumas semanas sem os corvos a entrarem no armazém, desligámos o repelente. Agora temo-lo bem guardado e pronto para voltar a ser instalado, se algum corvo se lembrar de entrar.

Os sons que afugentam os corvos

Os sons emitidos pelo repelente para corvos BirdGard Pro #49 são sons de pássaros: grasnidos de corvos – como se fossem avisos de alarme – e de aves de rapina: falcões e urubus…

Como são tudo sons de pássaros, no início parece que estamos na selva, mas no final acabamos por nos habitual. O repelente também não está sempre a emitir os sons. Soa alguns momentos e depois fica em silêncio durante algum tempo.

Normalmente estou no escritório, que fica na entrada do armazém e como o repelente de corvos estava na outra extremidade, na parte de trás do armazém; no escritório não o ouvimos. Claro, sempre que um cliente entrava no armazém para carregar material, perguntava-nos o que havia lá dentro, porque parecia que havia pássaros de verdade.

Muito contentes com o repelente de corvos BirdGard

Estamos realmente muito satisfeitos com o repelente de corvos da BirdGard. Eu recomendo-o a todos que tenham problemas com os pássaros. O meu pai era um homem desesperado com o problema dos corvos. Foi difícil. Mas, graças a Deus, no final encontrámos a solução.

E além disto, a BirdGard Iberia também nos ajudou a repelir os coelhos das hortas, o meu pai também estava farto de plantar tomates e dos coelhos comerem tudo. Mas bem, ele já contou a sua experiência noutro artigo sobre como a BirdGard nos ajudou também com isto...

Portanto, um grande obrigado à BirdGard Iberia! Vocês são uns gênios com as pragas!

Mais informações da BirdGard Iberia sobre como afugentar os corvos

Se tiver problemas com os corvos em edifícios industriais ou na agricultura e quiser mais informações, recomendamos os seguintes artigos:

Se desejar adquirir um repelente de corvos profissional, visite a loja BirdGard Iberia.