Praga de Pardais em Fábricas – Embalatges Serdá conta a sua experiência

Neste artigo, a Embalatges Serdá conta a sua experiência com o Repelente Laser «Bird Lazzzer» para espantar uma praga de pardais que sujam as paletes que a empresa fabrica e armazena.

embalatges-serda-praga-pardais

Sobre a empresa

A Embalatges Serdá é uma empresa familiar fundada em 1910 que se dedica ao fabrico e recuperação de paletes de madeira. A empresa tem a sua sede em Castellbell y Vilar, província de Barcelona. Nessa localização possui umas instalações de 30.000 m2 dedicadas ao fabrico, armazenamento e logística de paletes.

A Embalatges Serdá fabrica 3.000 paletes e faz a manutenção de 1.800 paletes por dia. Uma palete standard mede 1,20 metros de comprimento x 0,80 metros de largura. As paletes são fabricadas com madeira verde. Esta madeira tem de ser corretamente ventilada para evitar a criação de humidade e fungos.

Devido às grandes dimensões das paletes e às necessidades de manutenção da madeira, a Embalatages Serdá armazena as paletes ao ar livre nas suas instalações, até que estas sejam finalmente transportadas para os clientes.

A Praga de Pardais suja as paletes com excrementos

A empresa está localizada numa zona rural, não muito longe da montanha de Montserrat, onde há muitos pardais. Apesar de o pardal ser um pássaro pequeno, a praga de pardais existente nas instalações, suja enormemente as paletes com excrementos.

sujidade dos excrementos de pardais obriga a empresa a limpar as paletes manualmente, antes de serem entregues aos clientes. Isto faz com que os prazos de entrega aumentem e gera custos adicionais consideráveis na produção.

Para proteger as paletes dedicadas a clientes com elevados requisitos de higiene, como os clientes da área alimentar ou farmacêutica, a Embalatges Serdá dispõe de um armazém com cerca de 900 metros quadrados. Este armazém está coberto, mas aberto pelos quatro lados, para assim manter a madeira arejada e livre de fungos e humidade.

Embora o armazém proteja as paletes da intempérie, ao estar aberto pelos lados, a praga de pardais consegue entrar e sujar as paletes com excrementos.

Repelente Laser para Espantar a Praga de Pardais

Xavier Serdá, administrador da empresa, explica o sistema implementado para tentar eliminar a praga de pardais e proteger estas paletes:

Como podem ver no vídeo, para proteger as nossas paletes dos pardais, em 2020 instalámos um repelente laser de pássaros. Em concreto o modelo Bird Lazzzer da BirdGard Iberia.

Instalámos o repelente laser de pássaros num extremo do armazém. Está localizado no ponto mais alto do armazém, a cerca 6,5 metros do chão. O equipamento já vem pré-configurado para emitir um laser de luz verde, que vai fazendo um movimento contínuo, tanto de forma horizontal, como vertical. Funciona durante 20 minutos e depois está outros 20 minutos parado. Temo-lo instalado com um sistema com fotocélula, para que o laser apenas funcione durante o dia, quando a praga de pardais pousa nas paletes e as suja. Durante a noite, os pardais não provocam problemas porque estão nos ninhos. Portanto, quando a fotocélula deteta que está escuro, desativa o laser de forma automática. 

Apesar de o armazém estar aberto nos quatro lados, e entrar a luz do dia, o laser tem potência suficiente para se tornar bem visível e espantar a praga de pardais nas zonas por onde passa.

O armazém tem cerca 900 metros quadrados, e temos várias pilhas de paletes armazenadas, fazendo com que algumas pilhas tapem as outras. Por isso, estamos a planear instalar um segundo laser no outro extremo do armazém. Deste modo, conseguiremos aumentar a proteção e espantar a praga de pardais das zonas onde agora o laser não chega.

As pragas de pardais são muito complicadas de eliminar, mas a nossa experiência com o laser para afugentar os pardais do armazém é positiva. O laser assusta-os e os pardais levantam voo e abandonam a zona assim que o laser passa por eles. Deste modo, conseguimos proteger a maior parte das paletes dos pardais e dos seus excrementos. E com isso poupar nos custos de manutenção, melhorar os prazos de entrega, e garantir as exigências de qualidade e higiene que os nossos clientes necessitam.

Há quase dois anos que usamos o laser e até à data os pardais ainda não se habituaram. O laser continua a assustá-los quando passa pela zona.”

Xavier Serdá, administrador da Embalatges Serdá
Repelente-Laser-Espantar-Pássaros-BirdLazzzer

Informação Adicional