Praga-Corvos-Gralhas-Calvas-Gralhas-Preta-Gralhas-de-Nuca-Cinzenta

Praga de Corvos, Gralhas-Calvas, Gralhas-Pretas, Gralhas-de-Nuca-Cinzenta – Como os diferenciar

Muitos clientes não têm a certeza se o que têm é uma praga de corvos, gralhas-calvas, gralhas-pretas, gralhas-de-nuca-cinzenta … já que todas estas aves são corvídeos de plumagem completamente negra, que podem ser facilmente confundidos.

Neste artigo, vamos explicar as características fundamentais destes corvídeos e como os diferenciar.

Praga de Corvos

corvo-corvus-corax-raven

O corvo (Corvus Corax, Raven -em inglês-) é fácil de identificar porque é maior o corvídeo. Os corvos são muito maiores do que as gralha-calvas, gralhas ou gralha-pretas. O seu tamanho é muito semelhante ao de um abutre. Um corvo costuma medir de 56 a 78 centímetros e pesar de 0,5 a 1,5 kg. A sua plumagem é negra, a cauda termina em forma de diamante, e o seu bico robusto está ligeiramente curvado para baixo.

O corvo é omnívoro. Alimenta-se de insetos, carniça, cereais, fruta, restos de comida ou pequenos animais.

Praga de Gralhas-Calvas

gralha-calva-Corvus-frugilegus-Rook

A gralha-calva (Corvus Frugilegus, Rook -em inglês-) é de tamanho mais pequeno do que o corvo, mas de um tamanho muito semelhante ao das gralha-pretas. De modo que, às vezes, é possível confundir as gralha-calvas com as gralha-pretas. A melhor forma de saber se se trata de uma praga de gralhas-calvas ou de uma praga de gralhas-pretas é ver a cor do bico: as gralhas-calvas têm um bico acinzentado mais claro do que as gralhas-pretas e na forma da parte superior da cabeça: que é mais pontiaguda nas gralhas-calvas do que nas gralhas-pretas. Estas são as duas características mais importantes que devemos observar (a cor do bico e a forma da parte superior da cabeça) para saber se é uma praga de gralhas-calvas ou uma praga de gralhas-pretas.

Praga de Gralhas-Pretas

gralha-preta-corvus-corone-crow

A gralha-preta (Corvus Corone, Crow -em inglês-tem plumagem negra, bico negro, cauda quadrada e grasnido rouco, que geralmente repete três vezes. gralha-preta distingue-se do corvo por ser de um tamanho bastante mais pequeno. Além disso, as pragas de corvos têm populações mais numerosas. gralha-preta distingue-se da gralha-calva por ter um bico negro mais escuro do que o das gralha-calvas.

As gralha-pretas são pássaros necrófagos, mas também comem insetos, minhocas, anfíbios, pequenos mamíferos…

Praga de Gralhas-de-Nuca-Cinzenta

gralha-de-nuca-cinzenta-Corvus-Monedula-Jackdaw

A gralha-de-nuca-cinzenta (Corvus Monedula ou Coleus Monedula, Jackdaw -em inglês-) é o corvídeo mais pequeno de todos. Costuma medir de 35 a 40 cm de comprimento. A sua plumagem é negra, como os restantes corvídeos mas a sua nuca é cinzenta. As gralhas-de-nuca-cinzenta são facilmente identificadas porque os seus olhos têm íris brancas. Têm um bico curto e grosso e o seu voo é rápido.

A gralha-de-nuca-cinzenta é omnívora. Alimenta-se de invertebrados, matérias vegetais, bem como dos restos de alimentos que encontram nas cidades.

Resumindo: como diferenciar entre Corvos, Gralha-Calvas, Gralha-Pretas, Gralhas-de-Nuca-Cinzenta

A seguinte tabela mostra os traços diferenciadores mais característicos para diferenciar entre corvos, gralhas-calvas, gralhas-pretas e gralhas-de-nuca-cinzenta.

 Nome CientíficoEm InglêsTamanhoTraço diferencial mais importante
CorvoCorvus CoraxRaven56-78 cmO corvídeo maior
Gralha-calvaCorvus FrugilegusRook45-47 cmBico mais claro do que a gralha-preta
Parte superior da cabeça mais pontiaguda
Gralha-pretaCorvus CoroneCrow44-51 cmMais pequeno do que o corvo
Bico mais escuro do que a gralha-calva
Gralha-de-nuca-cinzentaCorvus / Coleus MonedulaJackdaw34-39 cmO corvídeo mais pequeno
Olhos com íris branca

Resumindo:

  • Se virmos uma praga de corvídeos de plumagem negra e olhos brancos: são gralhas-de-nuca-cinzenta
  • Se são de tamanho grandesemelhantes ao de um abutre: é uma praga de corvos.
  • Se o seu tamanho for médio e o seu bico acinzentado: estamos perante uma praga de gralhas-calvas
  • Pelo contrário, se o seu tamanho for médio e o seu bico escuro: temos uma praga de gralha-pretas

Como Afugentar Pragas de Corvos, Gralhas-Calvas, Gralhas-Pretas, Gralhas-de-Nuca-Cinzenta

Para afugentar as pragas de corvídeos, aBirdGard Iberia recomenda os repelentes por sons. Estes repelentes emitem pedidos de ajuda dos próprios corvídeos a afastar, em conjunto com sons de predadores.

Apelando ao seu instinto natural de proteção, quando estes corvídeos ouvem os pedidos de ajuda dos outros da mesma espécie avisando-os de que existe um perigo, imediatamente levantam voo e abandonam a zona.

Por isso, é muito importante que os repelentes por sons estejam configurados com um chip de som específico para as espécies de corvídeos que temos de afugentar. A BirdGard Iberia possui um extenso catálogo de centenas de chips de som. Os mais utilizados para afugentar estas espécies de corvídeos são:

  • Chip #49 para afugentar pragas de corvos e gralhas-calvas
  • Chip #171 para afugentar pragas de gralhas-pretas e gralhas-calvas
  • Chip #815 específico para afugentar pragas de gralhas-calvas.
  • Chip #663 para afugentar pragas de gralhas-pretas, gralhas-calvas e gralhas-de-nuca-cinzenta

Existem também diferentes modelos destes repelentes de corvídeos, dependendo da área de abrangência necessária:

Casos de sucesso – Pragas de Corvídeos

Estes repelentes por sons são muito eficazes para afugentar corvos, como demonstram as seguintes referências de clientes:

Se precisa proteger a sua plantação, instalação industrial, aterro sanitário… de uma praga de corvídeos, quer sejam corvos, gralhas-calvas, gralhas-pretas ou gralhas-de-nuca-cinzenta, não hesite em entrar em contacto com a BirdGard Iberia. Um dos seus especialistas irá aconselhá-lo/a de forma gratuita e sem compromisso, sobre a solução mais adequada para o seu caso.